Texto Falando de minha Cidade natal

 Minha Cidade Natal Morrinhos Goiás

Morrinhos é um município brasileiro que está localizado na região sul do estado de Goiás. Sua população estimada em 2011, era de 40.838 habitantes,segundo dados oficiais divulgados pelo IBGE. O nome Morrinhos foi escolhido para identificar a cidade, devido a existência de três acidentes geográficos na região: Morro do Ovo, Morro da Cruz e Morro da Saudade. A distância de Morrinhos até Goiânia (capital do estado de Goiás) é de 128 km, 184 km de Anápolis (Capital Econômica de Goiás), 336 km de Brasília (capital Federal) e 56 km de Caldas Novas (maior estância hidrotermal do mundo).


Morrinhos possui várias praças e áreas de lazer, como a Praça do Cristo Redentor (estátua de 27 metros que fica um dos mirantes da cidade, o Morro da Cruz), que tem a sua volta excelente espaço para a prática de cooper e outros exercícios físicos. Recentemente foi construída na praça, uma cascata artificial, que tem chamado ainda mais a atenção dos visitantes. Todos os Domingos, a partir das 16 horas, funciona na praça do Cristo a Feira do Artesanato, onde os visitantes podem conhecer um pouco do trabalho dos artistas morrinhenses. A cidade ainda possui outras importantes praças como a Praça Walter Aquino (W.A.), a Praça Dr. Raul Nunes ou Praça da Fonte Luminosa, a Praça Padre Primo Scussolino (onde se localiza a Biblioteca Municipal e o Parquinho), a praça Rui Barbosa ou Praça da Rodoviária (a nova administração municipal estuda projetos para a revitalização desta praça) e a Praça Monte Castelo ou Praça do Mercado (a praça possui um amplo espaço utilizado para a realização de eventos públicos e recentemente o antigo Mercado Municipal foi revitalizado e ampliado, e transformou-se em um moderno centro de compras e lazer, sendo agora cognominado de Centro Comercial Valterli José Alves. As tradicionais festas populares têm atraído muitos visitantes ao município, sendo um potencial a ser explorado para o turismo de eventos. São festas tradicionais: Exposição Agropecuária e Industrial (realizada no mês de Junho), Festa de Nossa Senhora do Carmo (realizada no mês de Julho), Festa do Né (realizada na Praça Rui Barbosa no mês de Agosto), Festa do Tomate (realizada no Parque de Exposições Sylvio de Mello no mês de Agosto) e a Festa de Artes e Morrinhense Ausente (geralmente realizada no mês de Outubro). A cidade possui um cinema (Cinemax), que foi inaugurado recentemente, trazendo mais uma opção de lazer ao morrinhense. A cidade conta, ainda, com espaços de pesque-pague próximos ao perímetro urbano, sendo outra opção de lazer.



A cidade de Morrinhos está bem servida no que se refere aos meios de comunicação. A ci(dade possui atualmente um canal de TV local TV Morrinhos Canal 12), que foi inaugurado em Maio de 2006 e seu principal objetivo é prestar serviços a comunidade local, trazendo informações, lazer e entretenimento. Entre os principais programas da emissora estão o Nosso Jornal, Você na TV, Colo de Mãe, Talentos da Terra, SobreNatural, Informativo Complem entre outros. A cidade ainda possui 3 emissoras de Rádio, sendo duas FM (Rádio Integração News FM e Rádio Boas Novas FM) e uma AM (Rádio Morrinhos AM). Todas estas rádios possuem uma grande audiência em Morrinhos e região. A cidade possui também vários jornais locais impressos que circulam semanalmente, quinzenalmente e mensalmente, como o Jornal Hora Extra, O Repórter, entre outros.


Morrinhos foi fundada em princípios do século XIX por Antônio Corrêa Bueno, mineiro de Patrocínio, que ali construiu sua residência e uma capela dedicada a Nossa Senhora do Carmo, nome dado, posteriormente, ao povoado que surgiu com a presença de mineiros e paulistas que vieram explorar a fertilidade de suas terras. Em 25 de novembro de 1855 foi elevada à categoria de município, suprimida em 19 de agosto de 1859 passando a se chamar Vila Bela do Paranaíba e restabelecido em 2 de julho de 1871, novamente como Vila Bela de Morrinhos, agora pertencendo ao município de Pouso Alto (atual Piracanjuba). Em 29 de agosto de 1882 foi elevada à categoria de cidade com o nome de Morrinhos.

2 comentários: